sábado, 27 de agosto de 2005

Eu, pecadora?!

Trabalhando com literatura e, de vez em quando, passeando pelo Barroco, não dá para passar indiferente sobre alguns textos. Os de Gregório de Matos, por exemplo, parecem-me sempre muito atuais: o sujeito peca, arrepende-se porque quer salvação, e se dirige a Deus, ameaçando: "Eu sou, Senhor, a ovelha desgarrada. Perdoai-me e não queirais, pastor divino, perder na vossa ovelha a vossa glória!" . Esperto esse sujeito, não? Parte do pressuposto de que, havendo arrependimento, haverá, necessariamente perdão... mas não é bem sobre isso que quero falar. De repente me deu uma sensação de que os meus pecados têm sido poucos, superficiais, irrelevantes. O que me leva à imediata conclusão de que estou aproveitando muito pouco a vida. Vejamos: ira e avareza são coisas que nunca fizeram muito a minha cabeça. às vezes tenho vontade de jogar coisas e pessoas pela janela (defenestrá-las - olha que verbo chique!), mas a vontade normalmente passa rápido; e minha carteira anda vazia talvez por falta de avareza... Cobiça, bem... digamos que ela esteja bem no limite entre a admiração e a inveja, mas nunca fiz despacho ou coisa que o valha em função disso... o que alivia minha barra. Vaidade... eis aí um pecado que requer duas coisas que andam escassas em minha vida: tempo e dinheiro! Lúxuria, então, nem se fala... o que é mesmo isso?! Há tempos a maçã da perdição (salvação?!) não me é oferecida. Resta-me - pobre de mim!!! - a preguiça e a gula... Comer mais do que o necessário (chocolates...hum....) e dormir, quando há tempo, mais do precisava... esses são os meus pecados. Veja se isso não afeta definitivamente minha reputação!!! São pecadinhos à toa, desses cotidianos, ninguém os leva mais a sério... Será que nem pecar mais direito eu sei?!! Como serei perdoada por tão míseros pecados? Acho que Ele quer pecados grandes que façam valer a pena o esforço do perdão... Ah! saudades do tempo em que os meus pecados eram impublicáveis...

8 comentários:

Anônimo disse...

COm ctz prof! Deus gosta de ver os nossos arrependimentos...mas nao existe pecadinho e pecadao naum ahahahah!Pecado eh qq tipo de erro...enfim...fala ateh na Biblia: Atire a primeira pedra quem nunca pecou=P...e tbm fala: mais vale um pecador no ceu(porque arrependeu-se_ do que 99 justos...eh sinistro demais neh?Um bjaum da Referência!

Anônimo disse...

Tereza..q pecado? Foi vc q escreveu os 10 mandamentos??? hehe..tá mais por aí! Eu crente q ia descobrir q vc defenestrou(?) fulaninha, cobiçou aquele gato(o noivo da sua amiga lembra? :P), gastado 58379843759837498573985739 U$ naquela bolsa ..aii aii..liiiiiiinda!!! hehe
brincadeira! Então..
Os pecados sempre estão por aí..
a preguiça acaba englobando todos eles eu acho..
As vezes os pecados ficam quietos, reprimidos....mas só por um tempinho! Acho que eles estão pegando um gás! (vixi! vai vim chumbo grosso pra vc!)
Mas olha.. vontade de pecar q é o mais importante..te faz viva né? São as piores e até as melhores acões! (impublicáveis) Pelo menos vc ainda tem vontade..tá vendo? Vc nem é tão preguiçosa assim..oq já ajuda vc a pecar mais!(uhul!)
Já já ele vai tá aí.. seja causando dor ou aquele gostinho booom!
Mas calma...não jogue ngm pela janela!
.......







Dá um tiro logo..é + garantida sua morte!!! haha >)

Nossa q sono..escrevi demais :/

beijo mãe

Anônimo disse...

Dona Tereza,após ler os teus pecados,percebo usa o termo "pecadinho"...eu tenho uma historia para compartilhar com vc...Certo dia um homem se arrependeu dos pecados q havia cometido,bateu o pé e disse diabo saia da minha casa agora q quem habita aqui é Jesus!O diabo (com cara de cachorrinho sem-dono) olhou-o nos olhos e disse:
- Homem me deixe morar na sua casa!!!
-Essa agora é morada de paz e segurança,quem mora comigo é Jesus!
-Por favor,me deixe morar aqui nem que seja apenas em um preguinho na parede?
-A cho q em um prego vc pode morar,afinal u q vc pode fazer com um "preguinho"!
Passado-se um tempo,o homem foi trabalhar e ao descer do ônibus em sua rua sentiu um cheiro horrível,um odor impossível de se imaginar;onde o homem passava os vizinhos o olhavam com nojo e a sensação era horrível...Quando ele chega em casa...Vê pindurado no preguinho do diabo uma carcaça de um animal morto q exalava um odor horrendo q preechia a casa dele,os vermes minavam pela carcaça e tomavam todos os cômodos...
-DIABO,O OUE FEZ COM MINHA CASA?NEM JESUSU QUER MAIS HABITAR NELA!
E o tinhoso respondeu:
-O prego é meu e eu faço com ele o q eu quiser!!!
Não existe pecadinho nem pecadão,muito menos pecados á toa,existe pecado!Vc citou os pecados principais mas em Mateus 22:37 a 40,Jesus diz q de dois mandamentos procedem toda a lei:
37 "Amarás ao Senhor teu Deus de todo o seu coração,de toda a tua alma e de todo o teu pensamento.
38 Este é o primeiro mandamento.
39 E o segundo semelhante a este é:Amarás ao teu proximo como a ti mesmo.
40 Destes dois mandamentos depende toda a lei e os profetas"
Não está na hora de rever o seu conceito de pecado?

Anônimo disse...

éeee eu escrevi "Jesusu" , "pecados principais" e "pindurado"hehehe mas é Jesus(obvio) , pecados capitais e pendurado...hehehe ô bixa lerda!

Anônimo disse...

Mto bom seus textos... tens livros???
Bom, apenas descordo de uma coisa, onde você disse que ão há tempo para certas coisas. Pense que tempo sempre há, nós que vivemos fugindo dele co o medo da velhice! Se quiser dar uma saída, ver um cinema, passear ou pesquisar algo que lhe interesse sempre temos um tempinho!

Anônimo disse...

nha, tereza... meu pecados tb andam mt bestas... to precisando de uns pecdinhos mais picantes... beijos

michelle disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

ai, você tem um blog, que legal! vou passar a frequentá-lo, adoro ler textos exatamente assim.

beijos.