quarta-feira, 10 de agosto de 2005

Já fui uma mórula!

Estava eu lendo um texto, escrito pela doutora Alice Ferreira, sobre descriminalização do aborto. Ela é absolutamente contra, argumentando que cientificamente já se provou que o início da vida é o momento da concepção - o aborto seria, então, um assassinato. Deixarei as questões morais de lado, porque o que mais me intrigou no texto foi um trecho que assim diz: "Todos nós passamos pelas mesmas fases do desenvolvimento intra-uterino: fomos um ovo, uma mórula, um blastocisto, um feto". Como assim? Eu já fui uma mórula?! Ter sido um ovo me constrange um pouco, ter sido um blastocisto até me envaidece, ter sido um feto...normal. Mas uma mórula?! Ah, isso não! Definitivamente eu não estava preparada para essa notícia. Entrei em crise pessoal e deixei o debate sobre o aborto de lado. Nada é mais importante do que o fato de eu ter descoberto, assim de forma abrupta e fria, que eu fui "aquilo". Na busca de minha identidade, tenho convicção de que fui muitas coisas na vida. Já fui séria (seriíssima, diga-se de passagem), temperamental, sedutora, santa (pero no mucho), sentimental, irônica. Já fui aluna, professora, namorada, amiga, noiva, mulher. Já fui baixa, careca e desdentada (mas isso já faz muito tempo). Reconheço até que já fui vil, mesquinha, vingativa, ridícula. Mas... uma mórula?! Por essa eu não esperava... Mas agora, pensando bem, talvez isso explique uma série de coisas: só pode ser por isso que tenho crise de riso, o pé direito maior que o esquerdo, reações precipitadas, muitas sardas nas costas... Isso explica (claro! por que não percebi antes!) as minhas oscilações de humor, os meus ataques de espirro, a dificuldade de aprender trigonometria, o meu cartão de crédito estourado!!! Que coisa! Cinco anos de terapia se desmoronam diante desta verdade inexorável: eu fui uma mórula. Preciso rever todos os meus conceitos existenciais... O meu consolo é que, se eu já fui, você também, um dia, foi! Ufa! Que alívio!

9 comentários:

Anônimo disse...

huahuahuahuahuahuahuahua que engraçado...eu nunca fui uma mórula não! Você sim, mas eu não!! Sua mórula!

A mana fez um blog pra mim!!!! Mas eu ainda não sei!

beijo mãe lindona!

Anônimo disse...

Olá Tereza...
Eu já sabia que eu tinha sido uma mórula sim... mas isso não me deixou nem um pouco constrangida, afinal eu tb já fui um zigoto, uma blástula e até uma gástrula... Ima gina só que constrangimento dizer a alguém que já fui uma gátrula.... HeHeHeHE
Bom, isso é melhor do que pré vestibulando, com certeza.... huhauahuahau
Eu disse que iria passar por aqui né?
Apesar de ter te feito perder seu precioso tempo na escada pra pedir o endereço do seu blog, aqui estou deixando meu recadinha pra você. Adorei sua aula hoje =]
Um abraço

Anônimo disse...

Ahh!!!... hehehehe Quase esqueci de um detalhe... Meu nome é Jaqueline hehehhehe

Anônimo disse...

Eitah...eu também já fui uma morula? Acho q eu pulei esse estagio, que nome mais... mais... morula! Adorei o texto, me animou um pouco... a situação do país ta me fazendo ficar maluca. Se vc por acaso estiver assim sem-nada-pra-fazer/entediada/com-paciencia-pra-ler-bobagens/entre outras coisas...passa lá no meu flog pra ver o q eu escrevi sobre "heróis" e outros mitos. shuaijan.brasilflog.com.br

Bjos, Tupá

Anônimo disse...

Mamãe, juro que assim que puder vou ler esses seus textos com calma... eh q agora eu e a Raíra estamos falando sobre coisas coisas mto interessantes, tipo homens, etc e tal... Vc entende, neh?!

Te amo XD

Bjinhux
=******

Anônimo disse...

Oie Tereza... Olha, tudo bem vc ficar zangada por ter sido uma mórula mas daí vim dizer que eu fui eh demais... Que isso, eu não! Me respeita, oxenti... Eu nunca fui isso não, credo!!!! Hauhauhauhahuahuahuahuahua....
Beijos... To com saudades de vc.... de verdade...

Anônimo disse...

Ahá, Tereza!
É eu também fui uma mórula; ou devo ter sido. Bom, mas isso não me incomoda! hauahuah não mesmo!
Sobre seu texto anterior, acho que penso um pouco diferente. Eu... odeio a previsibilidade. Eu gosto de saber que eu não tenho controle sobre nada e que tudo pode ser diferente! hauhauah Rotina pra mim, nem o mínimo, é fundamental. (talvez o mínimo inicial seja.)
Ah... Se você puder... passa no meu fotolog... eu escrevi um texto... sobre meu pai lá... e tal.
www.fotolog.net/justnew
É isso!
Vejo-te amanhã!
Beijos!

Anônimo disse...

Em relação ao texto anterior...
são tantos os pensamentos que talvez não consiga por aqui, ou será delírios.
Uma teia que a segura por tempos, lhe deixa marcas será amor repentino?
Se puder responder

Anônimo disse...

Nossa Tereza, adorei!!! Ri sozinha!!! Vou ler todos!!! Ja coloquei a pagina nos meus favoritos!

Bjao saudoso,

Monica.