quinta-feira, 13 de outubro de 2005

Homem não chora?!

De tantos poetas precocemente chamados para o andar de cima, Gonzaguinha é um dos meus preferidos. É de extrema sensibilidade a letra da composição que diz"Um homem também chora, menina morena, também deseja colo, palavras amenas"... só um homem encantado seria capaz de expor assim, impiedosamente, a alma de todos os outros homens. Sim! Porque ele expôs a vulnerabilidade de um sexo que se julga forte e assim considera o outro como fraco. Sou mulher (nasci e, principalmente, tornei-me mulher) e, portanto, posso chorar, posso querer colo, palavras amenas. As pessoas entendem isso, ninguém vai me chamar de fraca, vítima ou coitada. Ao contrário, eu serei compreendida e consolada. Gosto de ter o direito de chorar e mostrar meu lado sensível... Por isso acho cruel ouvir certas expressões como "homem não chora", "menino, engole o choro", "carência é coisa de mulher". Como deve ser perverso viver nesse universo masculinamente frio, que impossibilita e reprime emoções como se elas fossem destruidoras vorazes de testosterona! Por isso, quero agora (perdoem-me as amigas) falar para os homens... Dizer-lhes que às vezes a vida é mesmo impiedosa, as dores são insuportáveis... e é preciso chorar (não! você não estará se vitimando nem manipulando sentimentos alheios: você está frágil, só isso!). Dizer-lhes que as grandes emoções podem chegar de surpresa, em pequenas coisas - um olhar mais profundo, um elogio fora de hora, um comercial de tv...- e é preciso expô-las, para que a caixa se esvazie e outras possam entrar (não! você não estará sendo ridículo e tolo, e, sim, honesto!). Dizer-lhes que as armadilhas do caminho podem ser sórdidas e as línguas podem ferir como punhal; e nesse momento é preciso - é absolutamente necessário - poder confiar em alguém e dizer "quero colo, acolha-me"... mais do que isso: aceitar o colo, pousar sobre ele, fechar o olhos e se deixar, simplesmente, ficar... (não! você não estará sendo fraco, você só assumirá seu lado humano). Amigos, permitam-se viver emoções. Vocês verão como, surpreendentemente, isso vai fazer de vocês homens mais interessantes...

12 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

huhuhuhuuuu!!!!é isso aí gatíssima,homem tem de se deixar sentir também; estou feliz por tudo que temos passado e por saber que não foi apenas um momento ,nem uma estação e sim para toda a vida...te adoro minha fada guerreira única,oh aquele questonário para (ele) tem derolar viu,huhauhauha tô brincando bejo tia tezona tsééééé!!!!!!

Anônimo disse...

concordo plenamente com tudo oq vc disse.. os homens ainda guardam a herança pré-historica de q ele deve ser o homem da casa e por isso nao pode se fragilizar nunca.. mas sao seres humanos assim como nós e sentem as mesmas coisas q a gente, mas reprimem.. bom, já é seculo 21, tá na hora de deixar o machismo de lado né?
hihi, pronto, jah comentei de mais né?
=)
bjoo Tereza!

Anônimo disse...

Homem não chora
Frejat

Composição: Frejat/Alvin L.

Homem não chora
nem por dor
nem por amor
e antes que eu me esqueça
nunca me passou pela cabeça
lhe pedir perdão
e só porque eu estou aqui
ajoelhado no chão
com o coração na mão
não quer dizer
que tudo mudou
que o tempo parou
que você ganhou

Meu rosto vermelho e molhado
e só dos olhos pra fora
todo mundo sabe
que homem não chora

Homem não chora
nem por ter
nem por perder
lágrimas são água
caem do meu queixo
e secam sem tocar o chão
e só porque você me viu
cair em contradição
dormindo em sua mão
não vai fazer
a chuva passar
o mundo ficar
no mesmo lugar

Meu rosto vermelho e molhado...

Eitaa...será q isso td é pra demonstrar força?E será que é força?Hehehe...

Eitaaa q ja to virando fã do blog! x) hehehe...

Bjao linda!

Anônimo disse...

Tereza!!!! Meu Deus... tu me apagou?! Oh! Tudo bem...
Eu acho que tinha dito que além de vc ter encontrado um anjo ele ainda pode chorar!!!! Uau, esse é único hein??? Carai véi... Vc viu o outro comentário q eu fiz no post de baixo te perguntando umas coisas sobre o Fernando Sabino??? Tô meio viciada nele ultimamente, lê aih em baixo e me responde, ok??? Beijos...

Anônimo disse...

Se é pra chorar no teu colo e ser consolado pela tua mão, não deve ser difícil para o homem chorar.
beijo

Anônimo disse...

Esse texto está estilo auto ajuda. A intenção foi essa?

Anônimo disse...

Homem que é homem não chora não!
homem ja tem que chegar em casa e ja dar uns tres tapas na mulher... o homem nem sabe porque que ta batendo... mas a mulher sim, ja sabe pq q ta apanhando!

Anônimo disse...

Prazer, meu nome é Xênia, sou namorada do Prof Rodrigo e conheci seu blog através de uma colega (aluna) ai do Ideal.Estou tomando a liberdade de acompanhar seu blog .Seus textos são excelentes e realistas, estão me ajudando demais pois infelizment entrei numa depressão após o nascimento d meu filho. Gostaria de manter contato de possivel. Parabéns e feliz dia dos Professores!

Anônimo disse...

krak.. mas tem um anonimozinho chato frequentando o seu blog hein? q mlq véio atoa, num tem mais oq fazer nao ¬¬
mas dexa isso pra lah..
eu passei aki pra te desejar feliz dia dos professores =D (um pokinho atrasado, mas td bem) e vc merece muito, pq é uma professora incomparável, a melhor simplesmente =)
fica com Deus, Tereza!
bjoooo

Anônimo disse...

Eu te amo =)))
feliz dia dos professores atrasadoo!!

linda! linda!

Anônimo disse...

Abençoado o homem que pode chorar nos seus braços. Você é linda.